A presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, foi recebida pelo deputado Miguel Ângelo em Contagem, no último sábado (2/9), na plenária que reuniu centenas de militantes no PT Municipal para discutir as eleições de 2024. Também estiveram presentes o presidente do PT de Contagem, Adriano Boneco, o deputado federal Rogério Correia (PT), o deputado estadual Cristiano Silveira (PT), os vereadores petistas Moara Saboia e Cristiano Silveira e a prefeita de Contagem, Marília Campos.
Com elevado índice de aprovação da sua administração, entre 76% e 81%, Marília Campos é apontada como candidata natural à reeleição, mas evitou confirmar que colocará seu nome para a disputa do ano que vem. Apesar dos apelos da militância e dos dirigentes partidários, a prefeita afirmou que ainda não se definiu, o que deverá ocorrer até o final do ano. Frisou, no entanto, que o PT terá uma candidatura muito forte nas eleições municipais em Contagem. “É claro: um governo que manteve esse percentual de aprovação não pode colocar uma meta diferente, a não ser ganhar no primeiro turno o processo eleitoral na próxima eleição”, afirmou.
Por sua vez, o deputado Miguel Ângelo reafirmou a importância de o PT reeleger Marília Campos, mas também de ampliar sua bancada de vereadores na Câmara Municipal. Ele lembrou que este já era seu compromisso nas últimas eleições municipais, quando presidia o PT Contagem e continuará sendo, ainda com maior empenho, nas próximas eleições, agora como deputado federal.
Pronunciamento do deputado durante a Plenária com Gleisi Hoffmann.
“Temos que fazer a disputa política”
O presidente do PT Contagem ressaltou a importância de que o PT se prepare desde agora para a disputa do ano que vem, com ações de organização partidária, formação e informação: “A nossa presidenta nacional, Gleisi Hoffmann, veio para coroar o que a gente tem feito aqui no município. Fizemos uma grande rodada de encontros setoriais, no intuito de fazer formação e informar a companheirada do que tem acontecido no município no governo da prefeita Marília e nos preparando para 2024”, disse Adriano Boneco.
Também a presidente do PT nacional reforçou que que o Partido deve se preparar e fazer a disputa política desde agora, inclusive como forma de fortalecer o Governo Lula.:
Ainda segundo Hoffmann, as eleições 2024 vão ser muito importantes, “porque elas são a preparação para as eleições de 2026. Porque aquilo que a gente conseguir construir no processo de 2024 vai acumular para o processo de 2026.” A presidente nacional do PT tem visitado diversos estados, a fim de iniciar as preparações para a disputa. Nos dias 22 e 23/9, ela participou de uma série de atividades em Pernambuco.
Assim como os demais, Gleisi Hoffman falou da importância da candidatura de Marília Campos em Contagem, uma vez que seu governo representa uma “vitrine” do modo petista de governar: “Pra nós é muito importante, porque é uma referência para as demais disputas que a gente vai fazer no país. Você ter uma prefeita como Marília quer dizer que dá para governar. Olha como estamos governando! Olha como o PT governa! Olha como as mulheres governam! Então isso é uma referência e uma grande responsabilidade.”