Pesquisar
Filho da

NOTÍCIAS

PT Contagem investe na organização, de olho em 2024

Facebook
Twitter
WhatsApp
O Encontro do Diretório Municipal do PT Contagem aconteceu na sede do Partido, no Eldorado.

O deputado federal Miguel Ângelo (PT) participou, no último domingo (25/9), de plenária do PT Contagem para a recomposição do diretório municipal. A reunião contou com a presença de militantes, do presidente do PT Contagem, Adriano Boneco, de membros da direção e do diretório, dos vereadores Zé Antônio e Moara Saboia, além do economista José Prata Araújo, do secretário municipal de Cultura, José Ramoniele Raimundo dos Santos, do advogado João Alves e de Edmar Rosa — da direção estadual do PT de Minas. O diretório foi reconduzido, sem haver disputa, prevalecendo a unidade que tem marcado a atual gestão do partido.

Miguel Ângelo, que já presidiu o PT Contagem, parabenizou o atual presidente pela condução do Partido de forma ponderada e consciente. Ele destacou, entre outros pontos, a importância do atual processo de reorganização territorial do PT no município, em regionais do Partido na cidade. Segundo Miguel, o investimento na organização partidária é fundamental para a formação de uma chapa forte de candidatos (as) a vereadores (as) nas próximas eleições. O mesmo alerta já havia sido feito pelo parlamentar em outra plenária, com a presença da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

Na ocasião, ela também apontou a necessidade de organização do Partido nos municípios. “Nós precisamos estar com o partido organizado, com os diretórios municipais, as chapas de vereadores e vereadoras têm que se formar a partir de agora, para a gente estimular nossas candidaturas e fazer uma avaliação dos quadros que nós temos para disputar as eleições. Mas eu não tenho dúvidas de que este ano é um ano muito melhor do que foi 2020 para nós, com a eleição do Lula, o crescimento das nossas bancadas”, afirmou Hoffmann.

Governo Lula “de vento em popa”

O deputado fez a análise de conjuntura, tendo como um dos enfoques o desempenho do Governo Lula. Ele destacou três pontos. O primeiro foi a recriação de ministérios importantes e a criação de outros. Citou como exemplos os ministérios dos Povos Originários, das Mulheres, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e da Cultura. “Tudo isso já é um indicativo, desde o início, de como o nosso governo vai se pautar. O governo está se pautando pela defesa daqueles que mais precisam da atuação do Estado”, afirmou.

O parlamentar também frisou a retomada de políticas públicas e programas que haviam sido abandonados nos últimos anos, como o Bolsa Família. Segundo ele, hoje o programa vai muito além do auxílio financeiro, mas consiste em uma política pública estruturada, articulada com outros programas sociais, educacionais e de saúde. “É um programa que faz a economia movimentar e que faz a economia crescer”, disse.

Miguel Ângelo ainda apontou o sucesso do Mais Médicos, do Farmácia Popular — que sofreu “contingenciamentos gigantescos” — e do Minha Casa, Minha Vida, cuja previsão é de construção de mais de 1,2 milhão de habitações em quatro anos. “Outro programa que faz a economia girar. E habitação, que é um direito básico para aqueles que mais precisam”. Por fim, o deputado ressaltou a importância do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com estimativa de investimentos da ordem de R$ 1,7 trilhão. 

Acompanhe um trecho do pronunciamento do deputado Miguel Ângelo.

PT Contagem deve crescer

O deputado fez um alerta para o provável crescimento do PT nos próximos meses. Segundo ele, é natural que, estando à frente do governo, em Contagem e do governo federal, o PT Contagem receba muitos novos filiados e aliados, o que é bom. Ponderou, no entanto, que devem ser valorizados aqueles que sempre caminharam com o Partido. “Nós temos que ter claro também, nos momentos difíceis, quem está do nosso lado”. 

Por fim, Miguel Ângelo destacou a valorização das candidaturas femininas do PT de Contagem, nas próximas eleições: “Nós temos compromisso, não de lançar 30% de mulheres na chapa do PT, mas de ter 50%; pelo menos metade das candidaturas preenchida por mulheres. Na última eleição, quem carregou nossa chapa foram as mulheres da chapa. E vai ser de novo nesta.” 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Oi, como posso te ajudar?