Pesquisar
Filho da

NOTÍCIAS

PT: 44 anos de lutas que transformaram o Brasil

Facebook
Twitter
WhatsApp

Passadas mais de quatro décadas desde a sua fundação em plena ditadura, o Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras é hoje, sem dúvidas, o partido de maior expressão no Brasil. Com a preferência de cerca de 30% dos eleitores e eleitoras, está próximo da população, possuindo diretórios em cerca de 4 mil municípios.

No momento em que o PT completa 44 anos, mulheres e homens petistas podem se orgulhar de carregarem a bandeira de um partido que deu grande contribuição para a redemocratização do país e para a consolidação da democracia. É o que afirma o deputado federal Miguel Ângelo. “E não somente isso. Sobretudo, há que se reconhecer o papel fundamental do PT na construção de um Brasil mais justo e solidário, com melhor distribuição de renda, políticas públicas voltadas para os que mais necessitam, valorização das trabalhadoras e trabalhadores e crescimento com sustentabilidade”, destaca o parlamentar.

Trata-se de uma trajetória reconhecida pelo povo brasileiro. Fato é que, desde a redemocratização, o PT venceu nada menos que cinco das nove eleições presidenciais realizadas, sendo que nas outras quatro ficou em segundo lugar. Acrescente-se, ainda, a imensa representatividade nos governos estaduais e prefeituras, Senado, Câmara Federal, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.

Tudo isso enfrentando inúmeros ataques e “armações”, muitas vezes ilegais e antidemocráticos. Foi o caso da tendenciosa edição do debate presidencial entre Lula e Collor, realizada pela TV Globo em 1989 e que resultou na vitória do segundo.  Da mesma forma, em 2016, vivenciamos o golpe que resultou no impeachment da presidenta Dilma e em abril de 2018, a prisão ilegal de Lula, tirando-o da disputa das eleições daquele ano.

Como consequência, o povo brasileiro amargou quatro anos de retrocessos, irresponsabilidades que acarretaram a morte de milhares de pessoas durante a pandemia do Covid-19 e ataques inimagináveis aos direitos das cidadãs e cidadãos e aos princípios democráticos. O grande alento, diante de tantos obstáculos, foi que o nosso partido jamais se deixou abater. Resistiu sempre; reagiu, se utilizando das vias democráticas e, principalmente, se apoiou na força da militância.

Com mais de quatro décadas, PT tem hoje novos desafios

A reversão das injustiças e ilegalidades veio na forma do reconhecimento da inocência de Lula – e também de Dilma – e na sua eleição em 2022. No entanto, um ataque ainda mais absurdo nos aguardava: o vandalismo em Brasília, em 7 de janeiro de 2023, protagonizado pela extrema direita, a fim de emplacar um novo golpe. E foi também pelas vias legais e democráticas que o evitamos e estamos punindo os responsáveis.

Passado pouco mais de um ano da posse de Lula, é fato notório que o governo do PT já obteve muitos avanços: resgate de diretos perdidos, retomada de políticas públicas que haviam sido desmontadas, recuperação do protagonismo internacional do Brasil, em especial, na questão ambiental, reorientação do país para a retomada do crescimento com sustentabilidade.

Hoje, o Partido dos Trabalhadores tem pela frente novos desafios. Além de apoiar o presidente Lula na reconstrução do país e para que avance na trilha do desenvolvimento com justiça social, é fundamental trabalhar pela unificação do povo brasileiro, colocando fim à polarização exacerbada que tanto mal tem feito à população. Para isso, temos a missão de fazer o enfrentamento do projeto da extrema direita conservadora, que insiste em ameaçar a nossa democracia. Nesse sentido, é primordial que o PT eleja nas eleições deste ano o maior número possível de prefeitas e prefeitos, vereadoras e vereadores, a fim de consolidarmos o programa petista nas cidades, que, afinal, são o destino final de todos os governos e políticas públicas.

Ainda há muito a ser feito. Estamos na luta e disposição não nos falta. Avante, companheiras e companheiros!

Com informações do site do PT nacional.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Oi, como posso te ajudar?