Pesquisar
Filho da

NOTÍCIAS

Plenárias do PT: Mandato marca presença em Santana do Paraíso

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mandato Durval Ângelo tem assessorado a realização das plenárias do PT nos municípios. Na foto, a plenária em Santana do Paraíso.

Prossegue em todo o Estado a realização de plenárias do PT nos diretórios municipais. Representado pelo chefe de gabinete, João Miguel, o Mandato do deputado federal Miguel Angelo (PT) esteve presente, no domingo (1º/10), na plenária do Partido dos Trabalhadores de Santana do Paraíso, no Vale do Rio Doce. No encontro foi realizada a renovação do diretório municipal do Partido. Também foram oficializadas novas filiações ao PT municipal. O fortalecimento do PT, em níveis local, estadual e federal, foi um dos temas centrais dos debates.

A reunião contou com a participação de dezenas de filiadas e filiados, de pré-candidatos a vereadores e vereadoras e foi prestigiada por lideranças locais e regionais. Entre os presentes, o ex-prefeito de Santana do Paraíso Antônio Zizinho Duarte, o ex-vice-prefeito Levindo Moura, os ex-vereadores Tio Oscar e Clarice, além do ex-prefeito da cidade de Periquito Nereu Nunes, a vereadora Cida Lima, de Ipatinga, e a vice-prefeita de Mesquita, Maria Conceição Oliveira. Zizinho Duarte assumiu a direção do PT de Santana do Paraíso.

O chefe de gabinete do deputado Miguel Ângelo, João Miguel, que também representou o mandato do deputado estadual Marquinho Lemos (PT), ressaltou o papel dos dois parlamentares no projeto de reconstrução do Brasil, no Governo Lula. “Em todas as suas ações, os nossos deputados estão alinhados às diretrizes do Governo Lula. Nos projetos que apresentam, na maneira como votam e em sua atuação no Parlamento. Miguel, no fortalecimento à base de apoio de Lula na Câmara dos Deputados e Marquinho, com um firme posicionamento no bloco de oposição ao Governo Zema, na Assembleia”.

João Miguel apontou, ainda, o trabalho de interlocução institucional desses parlamentares, a fim de levarem melhorias e desenvolvimento aos municípios onde têm atuação.

“Estamos aqui, eu e o assessor Nereu Nunes, em nome dos companheiros deputado federal Miguel Ângelo e deputado estadual Marquinho Lemos, para reafirmar o compromissos dos nossos parlamentares com as questões políticas e sociais da região. São esses deputados que levam para as esferas estadual e federal as demandas dos municípios; que têm proximidade com essas cidades, conhecem sua realidade e têm propriedade para apresentar aos governos estadual e federal, aos ministérios e secretarias, as demandas de suas populações. São eles que lutam no Legislativo e junto ao Executivo para levar programas governamentais e investimentos a esses municípios” – João Miguel.

Eleições 2024 são tema central das plenárias do PT

O Mandato Miguel Ângelo tem desenvolvido, por meio de sua assessoria, um intenso trabalho de apoio para a realização das plenárias do PT em diversas cidades e renovação dos diretórios nos municípios. As atividades fazem parte de uma mobilização nacional. 

As plenárias do PT estão sendo realizadas nos diretórios municipais e zonais em todo o país, desde o dia 5 de agosto, conforme determinação da Direção Nacional. Elas fazem parte do Processo de Eleição Direta Extraordinário (PEDEX 2023). Trata-se de um processo de mobilização que envolve o Partido como um todo, passando pelas direções municipais, estaduais e nacional.

O foco central das plenárias do PT é mobilizar filiados e militância, debater o governo Lula e organizar o Partido, visando as eleições municipais de 2024, que terão como diferencial o fato de o PT agora integrar a Federação Brasil da Esperança, juntamente com o PCdoB e o PV. 

A realização das plenárias é obrigatória para todos os municípios onde há diretórios municipais do PT já organizados, que tenham comissões provisórias ou comissões de organização e que ainda vão eleger suas direções municipais. 

Nova resolução 

O PT nacional publicou nova resolução, após reunião do Diretório Nacional realizada em 28/9. No documento, estão diretrizes para a ação do Partido nas eleições municipais de 2024. O mote central é o de que o PT tem potencial para conquistar muitas vagas nas Câmaras de Vereadores e nas Prefeituras. “Nossa expectativa é de provavelmente triplicar o número de vereadores e vereadoras e de prefeitos e prefeitas eleitos”, afirmou o secretário-geral do PT Nacional, Henrique Fontana, em entrevista ao Jornal do Brasil, reproduzida no site do Partido.

Outro ponto da recente resolução do PT refere-se à consolidação de uma frente de esquerda de âmbito nacional, que una a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), a federação formada por PSol e Rede, além do PSB e PDT. “Precisamos fortalecer o PT e a esquerda brasileira, consolidar uma forte Frente Democrática e Popular no país para implementar nosso Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil, com políticas estruturantes e transformadoras nos municípios brasileiros”, orienta a resolução.

Confira a resolução do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Oi, como posso te ajudar?