Representando o Congresso Nacional, o deputado federal Miguel Ângelo (PT) participou, na última terça-feira (6/9). de homenagem do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) ao desembargador Nelson Missias de Morais, realizada no Palácio da Justiça. Foi inaugurado o retrato do magistrado na galeria dos ex-presidentes do TJMG, em exposição no Museu da Memória do Judiciário mineiro.
Em uma cerimônia concorrida, prestigiada por autoridades, magistrados, servidores, familiares e amigos do homenageado, o desembargador Nelson Missias destacou em seu pronunciamento a a luta pelo fortalecimento das instituições brasileiras:
“A missão dos dirigentes públicos é colocar a instituição em primeiro lugar, pois somos e sempre seremos passageiros transitórios, mas as instituições são permanentes. Turbulências e sobressaltos institucionais por vezes ocorrem, temos que estar preparados e ter serenidade para removê-los. Conforta-nos o fato de que sempre existem aqueles que colocam os interesses das instituições acima dos interesses pessoais, pois sabem a importância de preservá-las rígidas”. — Desembargador Nelson Missias
Homenagem
Natural de João Pinheiro, no Noroeste de Minas, Nelson Missias graduou-se pela Faculdade de Direito de Sete Lagoas. É professor, pós-graduado em direito penal e processual penal. Foi juiz nas Comarcas de Açucena, Mantena, Governador Valadares e Belo Horizonte.
Foi, ainda, coordenador do Programa Novos Rumos do Tribunal, voltado à humanização no cumprimento das penas privativas de liberdade e das medidas de internação, e presidiu a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), de 2007 a 2010. Atualmente, integra a 2ª Câmara Criminal do TJMG.
Com informações do TJMG