Cinco moradoras receberam, na última quarta-feira (8/11), em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, a sonhada casa própria. Os imóveis foram os primeiros entregues pela prefeitura, dentro do programa municipal “Um Teto é Tudo”.
O deputado Miguel Ângelo participou da entrega das unidades habitacionais, feita pelo prefeito, Angelo Oswaldo. A defesa do direito à moradia é um dos valores do mandato do deputado, que há anos acompanha a luta habitacional em Ouro Preto, junto com o vereador Vanderley Kuruzu (PT);
“Estamos vendo a colheita dos frutos que há muito tempo vêm sendo plantados. São muitos anos de luta da população pela tão sonhada casa própria. Agora, com pouco tempo do Governo Lula, já tivemos muitos avanços na habitação, que é uma pauta histórica do vereador Kuruzu e dos moradores de Ouro Preto. Não podia ser diferente, com um prefeito comprometido com o social, como o Angelo Oswaldo, e um governo federal que também pensa nas pessoas, no que os mais pobres precisam.” – Deputado federal Miguel Ângelo
Em seu pronunciamento durante a solenidade, Miguel Ângelo também anunciou que muitas outras residências ainda serão destinadas a Ouro Preto, dentro programa Minha Casa, Minha Vida. “A gente está lutando e trabalhando para trazer muito mais moradias para Ouro Preto. São mais de 1,5 milhão de casas anunciadas no Minha Casa, Minha Vida. Governo é para investir, governo é para cuidar das pessoas, é para fazer políticas públicas. E a gente já está vendo os reflexos disso.” – Deputado federal Miguel Ângelo.
O parlamentar informou, ainda, que acompanhou lideranças da cidade em reunião na Caixa Econômica Federal para encaminhar demandas relacionadas ao programa Minha Casa, Minha Vida, nas faixas 1, 2 e 3 e se comprometeu a continuar acompanhando as reivindicações na área.
Dezenas de moradias ainda serão entregues
Também o prefeito Angelo Oswaldo falou da perspectiva de entrega de muitos imóveis na cidade, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida: “O programa habitacional ‘Um Teto é Tudo’ é uma prioridade e um dos projetos sociais mais importantes que temos em Ouro Preto. Estou recuperando recursos que estavam na Caixa Econômica desde que saí da Prefeitura em 2012, e com isso já avançamos bastante. Agora, com o presidente Lula e o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, vamos ampliar ainda mais a atuação da Prefeitura de Ouro Preto no campo habitacional, abrangendo a cidade e os distritos, proporcionando moradias em locais seguros e firmes”, disse a um jornal local.
Segundo informações da prefeitura de Ouro Preto, os cinco imóveis entregues fazem parte da segunda fase de obras do Residencial Vila Alegre, no distrito de Cachoeira do Campo. O Residencial é resultado de uma parceria iniciada em 2007 entre a prefeitura e o governo federal, também na gestão do Presidente Lula.
O projeto tem como objetivo a urbanização de assentos precários na sede e nos distritos do município, sendo que 96 casas foram entregues em 2014 e outras 59 moradias ainda deverão ser concluídas. A previsão da prefeitura é que todas as obras no bairro Vila Alegre sejam concluídas em 15 meses.
Mulheres que são chefes de família terão casa própria
As mulheres contempladas com os imóveis são chefes de família e há anos, dependiam de aluguel social para morar. “Lucimar está há mais de 20 anos no aluguel social. Toda a equipe da Habitação, nós da ocupação Chico Rei, reconhecemos que essa vitória é, sobretudo, uma conquista para este povo que nunca desistiu da luta, perseverou, permaneceu unido, organizado, e finalmente conquistou”, relatou o vereador Kuruzu.
Outra moradora contemplada com a casa própria foi Raimunda Pereira Ratis, de 85 anos, mãe de 10 filhos e avó de mais de 30 netos. “Após 10 anos de espera, finalmente poderei ter minha casa e proporcionar um lar para meus netos que vivem comigo. Estou muito feliz e agradeço a todos que me ajudaram a realizar este sonho”, afirmou a moradora.
Com informações do site da Prefeitura de Ouro Preto e do Jornal Galilé.