Pesquisar
Filho da

NOTÍCIAS

Encontros de fé e política do Sul de Minas: participação cidadã e conscientização política 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Os Encontros de Fé e Política do Sul de Minas, realizados no último final de semana, em Brazópolis (28/10) e Muzambinho (29/10), foram momentos ímpares de mística, formação e militância e contaram com a participação do deputado federal Miguel Ângelo (PT). “É um grande prazer estar aqui. Participar deste encontro demonstra que a gente fez escolhas. Sobretudo, uma escolha de militância pelo bem comum”, destacou o deputado, durante o encontro em Brazópolis.

As atividades fazem parte de um ciclo de encontros preparatórios para o 12º Encontro Nacional de Fé e Política, que acontecerá em abril de 2024, em Belo Horizonte. O objetivo das etapas regionais é congregar o maior número possível de lideranças políticas, religiosas, sociais e comunitárias para debater o cenário atual e apontar caminhos alternativos e diretrizes a serem levados para a discussão no Encontro Nacional.

“Caminhada do Povo de Deus” foi abordada nos Encontros de Fé e Política do Sul de Minas

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) Durval Ângelo, membro do Movimento Nacional de Fé e Política e do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP),  esteve presente nos dois Encontros de Fé e Política do Sul de Minas. Ele fez a análise de conjuntura, na lógica do método “Ver, Julgar e Agir”.

Nas duas cidades, o principal destaque foi o engajamento das comunidades no propósito de buscar caminhos para a transformação social, no mundo e na Igreja, em consonância com a proposta do Papa Francisco de construção de uma “Igreja sinodal”. Ou seja, na perspectiva da Igreja como Povo de Deus, composta por pessoas de boa vontade que caminham juntas, comprometidas com o anúncio de Jesus e de seu projeto de construção do Reino de Deus.

A essa missão, Miguel Ângelo acrescentou que as pessoas comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa têm também a tarefa de lutar contra o projeto neofascista, que, apesar de derrotado nas últimas eleições, continua vivo no Brasil.

Confira um trecho do pronunciamento do deputado no encontro de Brazópolis.

Os Encontros de Fé e Política do Sul de Minas contaram com a participação de diversas lideranças políticas locais, estaduais e nacionais. No sábado, em Brazópolis, participaram das atividades realizadas no salão paroquial mais de 100 lideranças locais e de diversas cidades da região.

Além do deputado federal Miguel Ângelo, estiveram presentes em Brasópolis o deputado federal Odair Cunha (PT) e os deputados estaduais Ulysses Gomes (PT) e Professor Cleiton (PV). Também o mandato do deputado estadual Marquinho Lemos (PT) estava representado, por meio de sua assessoria.

Fé e Política de Muzambinho foi marcado pela pluralidade

Encontros de Fé e Política do Sul de Minas foram realizados nas cidades de Brazópolis e Muzambinho e contaram com a presença do deputado federal Miguel Ângelo (PT).
Participação do deputado Miguel Ângelo no Encontro de Fé e Política de Muzambinho

No domingo (29), o Encontro de Fé e Política de Muzambinho reuniu no Instituto Federal Sul de Minas mais de 150 pessoas, entre lideranças religiosas, políticas, acadêmicas e militantes. Entre os presentes, pessoas de diferentes denominações religiosas, que refletiram sobre o tema central – Espiritualidade libertadora: encantar a política com arte, cultura e democracia. Mais do que isso, os participantes compartilharam visões de mundo e experiências sobre como a fé pode ser um catalisador para a transformação da política e da sociedade.

O evento de Muzambinho foi organizado pela Paróquia São José, além do Movimento Nacional de Fé e Política, as Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) e o Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP). Entre os parlamentares presentes, os deputados federais Miguel Ângelo e Odair cunha e os deputados estaduais Ulysses Gomes e Luizinho, todos do PT.

Em suas manifestações nos Encontros de Fé e Política do Sul de Minas, o Deputado Federal Miguel Ângelo reforçou o compromisso de seu mandato com o Movimento de Fé e Política, enquanto caminho para melhorar a vida das pessoas. Ele enfatizou a realização do projeto de Cristo: o Reino.

Participação política como ferramenta na construção do Reino

Durval Ângelo, que participa da coordenação dos Encontros de Fé e Política, abordou em Muzambinho a importância da participação cidadã na vida política, enquanto uma das ferramentas para a concretização do projeto de Jesus, e como isso está demonstrado no Evangelho. Já o diretor do Instituto Federal Sul de Minas, Renato Aparecido de Souza, enfatizou a necessidade de conscientizar as pessoas sobre a política e capacitar jovens para a participação ativa.

Também foi ressaltado o papel do Encontro de Fé e Política para a mobilização de lideranças locais em direção ao exercício do poder orientado pela fé, conforme afirmou a servidora da Câmara Municipal de Muzambinho, Thaisa Aparecida Vieira Silva.

Padre João, da Paróquia São José, expressou sua alegria em receber o evento e destacou a importância das reflexões para uma fé que reconheça a realidade. Já o Padre José Luiz Gonzaga do Prado se utilizou de passagens bíblicas de Filipenses e Jeremias para enfatizar a necessidade de que a vida dos cristãos seja pautada pela cidadania plena à luz da fé. Ao tratar da eucaristia, o Padre José Ronaldo, de Guapé, falou do projeto de Jesus de vida plena para todos, e não como privilégio de alguns.

Entre as cidades representadas na atividade de Muzambinho, estavam: Contagem, Belo Horizonte, Muzambinho, Guaranésia, Passos, Guapé, Guaxupé, Machado, Monte Belo, Cabo Verde, Poços de Caldas, Alpinópolis, Cássia, Botelhos, Brazópolis, Nova Resende e Formiga.

O encerramento do Encontro contou com a participação do Padre Francisco, da cidade de Poços de Caldas e ex-pároco de Muzambinho, e do Padre Guaraciba, que pediram a bênção de Deus para o fortalecimento da “caminhada do povo de Deus”.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Oi, como posso te ajudar?