Mais de 100 pessoas se reuniram, nos dias 26 e 27/8, na cidade de Divino, na Zona da Mata, no 14º Encontro de Fé e Política. Estiveram presentes prefeitos, vereadores, secretários municipais e lideranças locais e regionais de movimentos sociais, sindicais e culturais. A atividade contou também com a participação da assessoria do deputado federal Miguel Ângelo (PT) e do deputado estadual Marquinho Lemos (PT). Além de Divino, estavam representados os municípios de Divino, Fervedouro, Carangola, Manhuaçu, São João do Manhuaçu e São Francisco do Glória, entre outros.
O conselheiro e vice-corregedor do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), Durval Ângelo Andrade, foi um dos convidados e fez a análise de conjuntura. Ele abordou o tema “Espiritualidade libertadora: encantar a política, com arte, cultura e democracia“, que norteará, em 2024, o Encontro Nacional de Fé e Política, que será realizado em Belo Horizonte. O conselheiro falou ainda dos avanços alcançados na atual conjuntura, mas alertou que o projeto neofascista contra a democracia ainda não foi derrotado.
“É fundamental que haja organização social, trabalho de conscientização, de comunicação e nas redes sociais, para que possamos fortalecer a democracia e dar um passo à frente, a fim de vencer as ideias radicais, que são necrófilas; são contra a vida, contra o Reino de Deus e o plano de Jesus na Terra.”
— Durval Ângelo.
Por sua vez, o advogado Geraldo Leite fez uma reflexão sobre a importância da educação para a política, nos tempos atuais, abordando o lema do encontro — “Educar na política: uma grande missão”.
Política e espiritualidade
A “mística” ficou a cargo do coordenador da pastoral da paróquia local, Ronaldo, e do missionário sacramentino João Rezende — do Movimento da Boa Nova —, que aprofundou, do ponto de vista espiritual, o tema “Despertar a esperança num tempo novo”. Merece destaque a animação musical, feita por uma equipe da comunidade de Vargem Grande, que empolgou os participantes.
A atividade foi, também, um momento de prestação de contas, feita pelo prefeito de Divino, Mauri Ventura, e o vice-prefeito, Carlos Roberto Rocha, e por vereadores. Também o chefe de gabinete João Batista Miguel fez uma síntese do trabalho dos deputados Miguel Ângelo e Marquinho Lemos.
Ao avaliar o encontro, João Miguel, reforçou a importância dos temas tratados: “A 14ª edição do Encontro de Fé e Política de Divino ocorreu em um cenário de ‘re-esperança’, de resgate de direitos e fortalecimento da democracia, após os tempos difíceis, de imensos retrocessos, que a sociedade brasileira atravessou com os governos de extrema direita. Hoje, mais do que nunca, a educação para a política e o exercício da cidadania se fazem imprescindíveis”.
Encontro Nacional de Fé e Política
A coordenação executiva do Movimento Nacional de Fé e Política se reuniu em 18/5, em Belo Horizonte, a fim de discutir os preparativos para 12° Encontro Nacional de Fé e Política, que será realizado de 5 a 7 de abril de 2024 na capital mineira. Estiveram presentes membros da coordenação Executiva do Movimento Nacional, parlamentares mineiros, lideranças do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política da arquidiocese de Belo Horizonte, do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs , do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas, do Movimento Mineiro de Fé e Política e integrantes do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira.
Entre os pontos abordados, foi escolhido o tema do 12° Encontro Nacional: “Espiritualidade Libertadora: encantar a política, com arte, cultura e democracia”.
A primeira edição do Encontro Nacional de Fé e Política foi realizada em 2000, na cidade de Santo André (SP). Já o último encontro ocorreu na cidade de Natal (RN) em 2019. Depois disso, as atividades foram suspensas, em decorrência da pandemia do COVID-19.