Pesquisar
Filho da

NOTÍCIAS

Encontro de Fé e Política da Zona da Mata discute “espiritualidade libertadora”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Encontro Regional de Fé e Política da Zona da Mata foi preparatório para o Encontro Nacional de Fé e Política

O Mandato Miguel Ângelo segue empenhado na organização e participação nos encontros regionais de Fé e Política que acontecem em todo o Estado e são preparatórios para o 12º Encontro Nacional de Fé e Política que acontecerá em Belo Horizonte dos dias 5 a 7 de abril de 2024. No último sábado (7/10), foi realizado no Sindicato dos Bancários de Juiz de Fora o Encontro Regional de Fé e Política da Zona da Mata, com o tema “Espiritualidade libertadora: com arte, cultura e democracia”.

Dezenas de pessoas participaram do encontro da Zona da Mata, que contou com as assessorias do sociólogo Pedro Ribeiro e do conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Durval Ângelo, que participa da coordenação do encontro nacional. “Foi um encontro muito interessante e muito representativo, com a presença de dezenas de pessoas, das dioceses de Leopoldina, Juiz de Fora e Mariana, além de membros coordenação Executiva do Movimento Nacional de Fé e Política, representantes de parlamentares mineiros e lideranças do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB”, avaliou Durval Ângelo.

Fé e política: o desafio de encantar a política

O sociólogo Pedro Ribeiro refletiu sobre o que significa a espiritualidade libertadora. Já Durval Ângelo tratou do tema “encantar a política”, que para ele consiste em grande desafio. Ele discutiu o que é a política, enquanto arte, virtude e ciência do bem comum, na perspectiva dos principais temas da conjuntura atual.

O encontro teve como inspiração duas personalidades que souberam como ninguém aliar “Fé e Política” na perspectiva do bem comum: Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da prelazia de São Félix do Araguaia, que morreu em 8 de agosto de 2020, aos 92 anos; e Dom Luciano Mendes de Almeida, arcebispo de Mariana, que morreu em 2006, aos 75 anos. Os dois foram citados em diferentes momentos.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Oi, como posso te ajudar?