O deputado federal Miguel Ângelo (PT) tem cumprido, nos últimos dias, uma extensa agenda para levar apoio e assessorar candidatos e candidatas a prefeituras e Câmaras Municipais que são ligados ao trabalho de seu mandato. Ele recebeu, no escritório em Belo Horizonte, dezenas de candidatos e candidatas, acompanhados de lideranças municipais, além de visitar várias cidades e participar de convenções locais.
Miguel Ângelo participou também da convenção partidária em Ribeirão das Neves, que oficializou a candidatura a prefeito de Vicente Mendonça, antigo companheiro do Mandato, e a candidatura a vice de Tia Zeni. Ele também recebeu o candidato em seu escritório para discutir estratégias e gravar vídeo para as redes sociais. Entre outros pontos, o parlamentar destacou que Vicente Mendonça é o candidato do Lula em Ribeirão das Neves, e lembrou que recentemente o governo federal anunciou para o município mais de R$ 131 milhões em recursos do Novo PAC.
O deputado ressalta que fortalecer os candidatos e candidatas do campo da esquerda é tarefa de todos que estão comprometidos com o projeto do Governo Lula no país e a defesa da democracia.
“É de fundamental importância que a gente eleja nas próximas eleições o maior número possível de prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras ligados ao PT e aos partidos aliados, para fortalecer a democracia e combater o bolsonarismo. Será importante também para ampliarmos nos municípios as políticas públicas e programas federais que já estão transformando o Brasil. Trata-se de implementar também nas cidades um projeto que se volte para o desenvolvimento sustentável, a redução da pobreza e da desigualdade social e a melhoria de vida da população, com alimentação, saúde e educação de qualidade, políticas habitacionais, defesa do meio ambiente e proteção de direitos. Por isso, nosso empenho nessas eleições”, explicou Miguel Ângelo.
Bom desempenho nas eleições fortalecerá o Governo Lula
Segundo informações divulgadas recentemente na imprensa, a meta do PT é eleger pelo menos 300 prefeitos e prefeitas e cerca de 3 mil vereadores e vereadoras em todo o país, nas próximas eleições. Somando-se aos eleitos dos partidos aliados, o resultado pode garantir um reforço de peso na base de apoio ao presidente Lulo, com reflexos inclusive no Congresso.
Calendário eleitoral
Miguel Ângelo também reforça que, passado o processo de escolha dos candidatos e candidatas, encerrado no último dia 5 de agosto, é importante que os municípios estejam atentos aos prazos do calendário eleitoral. Confira as datas do mês de agosto.
A partir de 5 de agosto
- Vedado às emissoras de rádio e TV:
– transmitir imagens de pesquisa ou consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados;
– veicular propaganda política;
– veicular em sua programação alusão ou crítica voltada a candidatos, partido, federação ou coligação, exceto programas jornalísticos ou debates políticos.
15 de agosto
- Último dia para registrar os nomes dos candidatos e candidatas na Justiça Eleitoral. As candidaturas já registradas podem ser acessadas na plataforma DivulgaCandContas.
16 de agosto
- Início da propaganda eleitoral. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular.
- Último dia para os TREs listarem as emissoras que transmitirão a propaganda eleitoral gratuita em município onde não haja emissora de rádio e TV, se for requerido.
Até 20 de agosto
- TSE deve divulgar os percentuais de candidaturas femininas e de pessoas negras por partido para a destinação dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha.
30 de agosto
- Início do horário eleitoral gratuito em TV e rádio.