As eleições de 2024 são uma das motivações para a criação de um campo político amplo do PT em Minas. Essa foi uma das pautas do encontro organizado pelo deputado federal Miguel Ângelo (PT), na última terça-feira (12), em seu gabinete em Belo Horizonte. A reunião contou com as presenças do deputado federal Reginaldo Lopes, dos deputados estaduais Cristiano Silveira, Marquinho Lemos e Luizinho, além do suplente de deputado estadual Magno, diretor da Ceasa.
A reunião teve, ainda, a participação da coordenadora política do Mandato Miguel Ângelo, Cida de Jesus, do coordenador do PT no Triângulo Mineiro, Willian Valadão e de membros da Executiva do Partido, entre outras lideranças petistas.
“Discutimos a formação de um campo político amplo, que faça a defesa do Governo Lula em Minas e divulgue as políticas públicas federais, mas que também se organize em torno de um projeto para o Estado. Um projeto que se volta também para as eleições municipais de 2024 e para o fortalecimento do PT em Minas”, afirmou o deputado Miguel Ângelo.
Em postagem no Instagram, Reginaldo Lopes avaliou a reunião como um “momento decisivo e importante” e demonstrou grande otimismo em relação às eleições de 2024. Ele ressaltou as perspectivas positivas para o PT. “Podemos conquistar uma extraordinária vitória nas próximas eleições. Por isso, precisamos nos organizar para que possamos mostrar as diferenças nos projetos de cidades de cada um dos nossos candidatos e candidatas”, disse.
A conjuntura política em Minas foi outro ponto de pauta do encontro, segundo o deputado estadual Cristiano Silveira. “Ótima conversa e boas perspectivas de uma nova construção”, considerou ele, também em postagem no Instagram.
Conferência discutiu estratégias para as eleições de 2024
A preparação para as eleições de 2024 mobiliza os petistas em Minas e nacionalmente. No último final de semana (8 e 9/12), o PT nacional reuniu em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, milhares de pessoas de todo o país, em uma Conferência Eleitoral. Militantes, dirigentes, lideranças, vereadores e vereadoras, prefeitos e prefeitas, pré-candidatos e pré-candidatas discutiram estratégias para construir vitórias nas eleições municipais.
Durante dois dias, a conferência contou com uma série de debates organizados pela Fundação Perseu Abramo. Entre as temáticas, as estratégias de mobilização popular, formas de criar e fortalecer um Comitê Popular de Luta e os segredos para se construir uma candidatura vitoriosa.
“Este encontro consolida a estratégia para, no ano que vem, enfrentarmos a extrema-direita e disputarmos as eleições com chapas fortes, que representem a diversidade brasileira”, afirmou a presidenta nacional do Partido, deputada federal Gleisi Hoffmann.
O ponto alto da conferência foi o pronunciamento do presidente Lula, que participou do ato político de abertura do evento. Ganhou grande repercussão a provocação do presidente acerca da capacidade do Partido para dialogar com todos os setores da sociedade. “Será que estamos falando aquilo que o povo quer ouvir de nós? Ou será que temos que aprender com o povo como é que fala com eles? Como é que a gente chega aos evangélicos?”, desafiou, apontando a necessidade de que o Partido volte a fazer “trabalho de base”.
Diretório Nacional
A preparação para as eleições de 2024 foi também um dos pontos de pauta da reunião do Diretório Nacional do PT, realizada em Brasília no dia 8/12. Em resolução publicada após o encontro, o Diretório explicita o projeto de aumentar o número de prefeituras sob o comando do Partido, bem como a base de vereadores e vereadoras em todo o país. Outra diretriz partidária é a de que seja ampliada a representação de mulheres, negros, jovens e LGBTQI+ entre os eleitos e eleitas.
“É a partir da disputa nos municípios e da organização popular que poderemos contribuir, no próximo ano, para organizar e consolidar a base popular necessária para mudar a correlação de forças políticas e mudar o Brasil”, destaca a resolução do Diretório Nacional do PT.
Veja a íntegra da Resolução do Diretório Nacional.