Por meio de sua assessoria, o Mandato Miguel Ângelo segue com suas atividades em Brasília, no escritório em BH e nos municípios. A assessoria representa o deputado, que participa na China de uma delegação que visita o país para o estreitamento de relações institucionais e políticas com o principal parceiro comercial do Brasil. LEIA A MATÉRIA SOBRE A VISITA À CHINA.
Esta semana, detacaram-se atividades no Sul de Minas e no Leste do Estado. Confira os registros.
Pré-candidatura à reeleição em Machado
Na quinta-feira (11/4), o Mandato Miguel Ângelo marcou presença, em Machado, no lançamento da pré-candidatura à reeleição do atual prefeito, Maycon Willian, e do vice, Joelzinho. O deputado foi representado por seu assessor no Sul de Minas, Jota Maria. O lançamento teve a presença de cerca de 1.000 pessoas, entre elas, lideranças locais e regionais e pré-candidatos a vereadores e vereadoras.
Mandato Miguel Ângelo presente nos 10 anos da Relba
Na cidade de Bugre, no Leste do Estado, o Mandato Miguel Ângelo participou, na quinta e sexta-feira (11 e 12/4), da 94ª assembleia Rede Leste de Banco de Alimentos, a Relba. O encontro comemorou os dez anos de fundação da entidade. O companheiro Pedro Euzébio, o Pedrinho, representou o deputado no evento.
Encontro em comemoração aos 10 anos da Relba foi realizado na cidade de Bugre.
Composta hoje por 54 municípios do Leste de Minas, a Relba é a terceira maior rede de alimentos do mundo e tem seu trabalho reconhecido nacional e internacionalmente. Fato é que o encontro comemorativo contou com participação de representantes Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), do Ministério de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, entre outras outoridades. Também estava presente prefeito de Bugre, Marcélio Teixeira da Costa.
A assembleia teve mais de 300 inscritos, com participantes de diversos municípios do Estado.
Sobre a Relba
A Rede Leste de Banco de Alimentos foi criada em 2014 e faz parte da Rede Brasileira dos Bancos de Alimentos, dentro da Politicas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social do Governo Federal. Seu trabalho consiste em possibilitar que os alimentos excedentes no banco de alimentos de um município da rede possam ser levados para outra cidade, a fim de que sejam doados às instituições. O objetivo é que todos os municípios que fazem parte da Relba sejam atendidos e não haja desperdício de alimentos.
Somente em 2023, a Relba fez doações de 300 mil toneladas de alimentos por semana, beneficiando muitas pessoas. Os produtos são adquiridos por meio de políticas públicas, a exemplo do programa “Alimenta Brasil’ — antigo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) —, ou por meio de captação de doações. Depois, são repassados aos bancos de alimentos e distribuídos para as redes socioassistenciais dos municípios, chegando a instituições como hospitais, creche e asilos.
Com informações do Jornal dos Vales.