Durante encontro do PT Contagem, no último sábado (2/9), convidados, filiados e vereadores discutiramas Eleições Municipais 2024. Estiveram presentes, entre outros convidados, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann e a prefeita de Contagem, Marília Campos.
Com elevado índice de aprovação da sua administração, entre 76% e 81%, Marília Campos é apontada como candidata natural à reeleição, mas evitou confirmar que colocará seu nome para a disputa do ano que vem, dizendo que vai definir nos próximos meses.
Por sua vez, o deputado federal Miguel Ângelo (PT) reafirmou a importância de o Partido dos Trabalhadores não somente reeleger Marília Campos, como também ampliar sua bancada de vereadores. Ele lembrou que este já era seu compromisso nas últimas eleições municipais, quando presidia o PT Contagem e continuará sendo, ainda com maior empenho, nas próximas eleições.
Pronunciamento do deputado Miguel Ângelo durante o encontro do PT.
“Precisamos estar com o Partido organizado”, diz Gleisi
Em sua visita a Minas Gerais, a deputada federal Gleisi Hoffmann realizou uma série de conversas com representantes locais do partido e aliados. Ela iniciou por Minas um giro nacional que tem como objetivo a preparação para as eleições municipais de 2024. “Nós temos que discutir aqui com os aliados, avaliar na Federação, avaliar no PT qual é a melhor estratégia que nós vamos ter para Belo Horizonte; não só para Belo Horizonte, para todas as capitais Brasileiras. Tem que ser uma estratégia pensando em um movimento nacional”, disse a parlamentar, entrevista a uma rádio.
Em Contagem, a presidenta nacional do PT acrescentou: “Eu venho com o objetivo mais de conversar com o PT, com os partidos que formam a nossa Federação, o PV e PCdoB. Então começo minha agenda hoje aqui por Contagem”. Segundo ela, o objetivo e formar um quadro sobre como está a organização do partido. “A partir do segundo semestre nós vamos fazer encontros municipais em todo o Brasil, justamente com foco nas eleições municipais de 24; temos que começar agora”, completou.
Gleisi Hoffmann também falou sobre a estratégia para fortalecer a presença do PT nos municípios. “Com certeza nós queremos ampliar o nosso número de prefeitos, prefeitas, de vereadores e vereadoras, principalmente, mas óbvio que nós temos a Federação, vamos conversar entre nós, quais são os candidatos com mais competitividade em cada município e fazer uma avaliação da situação política, mas, com certeza, o nosso foco é ampliar”, disse.
A deputada ressaltou que a posse do terceiro governo do presidente Lula vai contribuir fortemente para o sucesso do PT nos pleitos municipais: “Eu acho que um ponto positivo agora é que nós estamos no governo federal, e as ações feitas pelo governo federal vão refletir nos municípios: os programas, enfim, também a atividade econômica. Então, eu acho que isso pode ajudar muito, e, obviamente, a organização do partido. Por isso que nós estamos começando agora”.
Ainda segundo a presidenta do PT, “nós precisamos estar com o partido organizado, com os diretórios municipais, as chapas de vereadores e vereadoras têm que se formar a partir de agora, para a gente estimular nossas candidaturas e fazer uma avaliação dos quadros que nós temos para disputar as eleições. Mas eu não tenho dúvidas de que este ano é um ano muito melhor do que foi 2020 para nós, com a eleição do Lula, o crescimento das nossas bancadas.”
Ela também destacou que em Minas, o PT cresceu, estando hoje com dez deputados estaduais e 12 federais. “Isso também ajuda a organizar os territórios, o PT e a estimular as candidaturas. Então, eu acho que o sucesso do PT local vai estar muito ligado também ao sucesso do governo do presidente Lula”.
Com informações de “Notícias do PT”.