O Mandato Miguel Ângelo tem como um de seus pilares a articulação do binômio fé e política. Nesse sentido, participa ativamente do Movimento de Fé e Política, assessorando sua organização nos municípios, em Minas e nacionalmente.
Nessa atuação, o deputado se pauta pela convicção de que a organização de base e a reflexão conjunta sobre a realidade, nos grupos de Fé e Política, proporciona maior entendimento, força e energia para a construção do Reino de Deus.
Os grupos de Fé e Política são organizados nas comunidades e fazem parte do Movimento Nacional de Fé e Política. Eles são ecumênicos, não confessionais e não partidários. Podem ser estruturados de acordo com seus componentes, mas devem seguir os princípios da carta de fundação do Movimento, cujo compromisso maior é com a construção de uma nova sociedade.
Segundo a carta de princípios elaborada em 1989, quando de sua criação, o Movimento de Fé e Política “está aberto a todas as pessoas que consideram a política uma dimensão fundamental da vivência de sua fé, e a fé, o horizonte de sua utopia política.”
O Movimento tem como horizonte a construção de uma sociedade alternativa ao capitalismo neoliberal. Visa incentivar a reflexão política, a vida espiritual e a subjetividade daqueles e daquelas que estão comprometidos com uma prática política e social.
Estão entre os valores do Movimento, a causa dos pobres, dos oprimidos e dos excluídos; a conscientização e a organização popular; a afirmação das classes populares como sujeito da própria história; a solidariedade, a cooperação e o direito de todos à vida em plenitude.
Tem como proposta ser um serviço de formação e informação sobre questões de política, cultura, ecologia, ética e espiritualidade. Não se constitui em uma tendência político-partidária, mas luta pela superação do capitalismo por meio da construção de um sistema socioeconômico solidário e respeitoso à vida do Planeta.
Quer participar do Movimento de Fé e Política ou organizar grupos em sua comunidade? Envie-nos uma mensagem. Você também pode saber mais no site do Movimento de Fé e Política.