Pesquisar
Filho da

NOTÍCIAS

Deputado participa de missa da CNBB e reforça “Fé e Política” como valor

Facebook
Twitter
WhatsApp
Deputado Miguel Ângelo participa de missa da CNBB com parlamentares católicos.
Após participar de missa na CNBB, Miguel Ângelo ressaltou a importância da espiritualidade em sua prática política. Foto: Arquivo do Mandato

O deputado Miguel Ângelo, que tem longa trajetória no movimento de Fé e Política, participou, na manhã da última quarta-feira (30/8), da Missa com os Parlamentares Católicos, celebrada na capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. A  celebração foi presidida pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, e teve a presença de deputados e senadores.

Ao comentar a celebração, Miguel ressaltou que o binômio Fé e Política é um dos valores de seu mandato e comentou sobre como isso se traduz em sua ação: “Diminuir as injustiças, garantir direitos e sobretudo demarcar uma opção preferencial pelos pobres são valores que balizam a prática política de nosso mandato”, afirmou 

Olhar de esperança

O secretário-geral da CNBB também chamou a atenção para a importância dos valores: 

E esta é a beleza de que nós todos devemos alcançar, os valores sublimes, que não podemos negociar, não podemos deixar de lado, como algo que a traça não corrói; São  valores permanentes e, por que não dizer, que nos fazem experimentar já aqui na terra um pedacinho do céu — Bispo dom Ricardo Hoepers.

Hoepers frisou, ainda, a importância da fé e da esperança, que sustentam a convicção de que é sempre possível construir um Brasil melhor. Neste sentido, ele citou o apóstolo São Paulo e sua mensagem aos Tessalonicenses, sobre os trabalhos e as fadigas. “Quando a fé nos move, as coisas mudam. E quando as coisas mudam, Deus produz um efeito e este efeito é o olhar da fé. É o olhar que não perde a esperança, é o olhar que acredita até a última instância, é o olhar que defende a vida desde o seu momento da concepção até seu último respiro”, pontuou. 

A Missa dos Parlamentares é celebrada todas as quintas-feiras do mês, na sede da CNBB, em Brasília. 

Foto: Divulgação/ CNBB

Movimento de Fé e Política

O Mandato Miguel Ângelo  participa ativamente do Movimento de Fé e Política, assessorando sua organização nos municípios, em Minas e nacionalmente. O deputado se pauta pela convicção de que a organização de base e a reflexão conjunta sobre a realidade, nos grupos de Fé e Política, proporciona maior entendimento, força e energia para a construção do Reino de Deus.

Os grupos de Fé e Política são organizados nas comunidades e fazem parte do Movimento Nacional de Fé e Política. Eles são ecumênicos, não confessionais e não partidários. Podem ser estruturados de acordo com seus componentes, mas devem seguir os princípios da carta de fundação do Movimento, cujo compromisso maior é com a construção de uma nova sociedade.

Segundo sua carta de princípios elaborada em 1989, o Movimento de Fé e Política “está aberto a todas as pessoas que consideram a política uma dimensão fundamental da vivência de sua fé, e a fé, o horizonte de sua utopia política.”

O Movimento tem como horizonte a construção de uma sociedade alternativa ao capitalismo neoliberal. Visa incentivar a reflexão política, a vida espiritual e a subjetividade daqueles e daquelas que estão comprometidos com uma prática política e social. 

Estão entre os valores do Movimento, a causa dos pobres, dos oprimidos e dos excluídos; a conscientização e a organização popular; a afirmação das classes populares como sujeito da própria história; a solidariedade, a cooperação e o direito de todos à vida em plenitude. 

Tem como proposta ser um serviço de formação e informação sobre questões de política, cultura, ecologia, ética e espiritualidade. Não se constitui em uma tendência político-partidária, mas luta pela superação do capitalismo por meio da construção de um sistema socioeconômico solidário e respeitoso à vida do Planeta. 

Com informações da CNBB e do Movimento Nacional de Fé e Política.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Oi, como posso te ajudar?