Pesquisar
Filho da

NOTÍCIAS

Reconhecimento: Miguel Ângelo recebe medalha do Dia de Minas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Foto: Dirceu Aurélio | Imprensa MG
Foto: Gil Leonardi | Imprensa MG

Em reconhecimento pelo trabalho que realiza em prol do Estado e do Brasil, o deputado federal Miguel Ângelo foi homenageado com a Medalha do Dia de Minas Gerais, no último dia 16/7, durante cerimônia realizada em Mariana.

Na data de 16 de julho, quando é comemorado o Dia do Estado de Minas Gerais, a capital do Estado é transferida simbolicamente para a cidade de Mariana, que foi a primeira capital mineira e este ano comemorou 328 anos de fundação.

Além de Miguel Ângelo, foram agraciadas com a medalha várias outras personalidades, dentre as quais, a ministra-substituta do Tribunal Superior Eleitoral, Edilene Lôbo, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Jr., e o ministro de Relações Institucionais do Governo Lula, Alexandre Padilha.

“É uma grande honra receber esta homenagem, principalmente por estar entre autoridades de tamanha importância para Minas e para o nosso país. O reconhecimento da nossa atuação é, principalmente, uma grande motivação para ampliarmos ainda mais o trabalho do Mandato, sobretudo, no sentido de contribuir para o desenvolvimento dos municípios mineiros e mais qualidade de vida para a população”, disse Miguel Ângelo, na ocasião.

A medalha

A medalha do Dia de Minas é concedida a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Mariana, de Minas Gerais e do País.

Em 2024, a honraria também homenageou pessoas, instituições, organizações e representantes da sociedade civil que lutam pela justa reparação para as vítimas e dos imensos danos sociais e ambientais provocados pelo rompimento da barragem da Samarco, em 2015, no episódio conhecido como a Tragédia de Mariana.

A Constituição Mineira determina que o 16 de julho é o Dia de Minas. A semana em que recai o dia foi denominada Semana de Minas, período de celebração cívica em todo o Estado.

Em 1979, no 283º aniversário de Mariana, foi solicitado apoio do então governador Francelino Pereira para o projeto que declarava o 16 de julho como o Dia do Estado de Minas Gerais. A data comemorativa foi instituída por Lei Estadual.

Em 1980, foi sancionada Lei Municipal da cidade de Mariana que instituiu a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais. A Constituição do Estado, promulgada em 1989, formalizou a data como Dia de Minas, assim como o 8 de dezembro como Dia dos Gerais.

O Dia de Minas

A data de celebração do Dia de Minas Grais foi escolhida como marco da chegada, em 16 de julho de 1696, da bandeira chefiada pelo Coronel Salvador Fernandes Furtado de Mendonça ao local onde seria fundada a cidade de Mariana.

O grupo teria se instalado às margens de um ribeirão, que recebeu o nome de ribeirão do Carmo, já que o dia era dedicado a Nossa Senhora do Carmo. O local, por ser abundante em ouro, tornou-se ponto de início da mineração.

Mariana é considerada o “berço da civilização mineira”. Foi a primeira capital de Minas (1709), primeira vila (1711), primeira sede de bispado (1745) e primeira cidade de Minas Gerais (1745).

304 anos de história

Em 2 de dezembro de 2024, Minas Gerais completa 304 anos. Durante muito tempo, a região consistiu em um conjunto de arraiais, sem estrutura administrativa.

O desmembramento das capitanias de São Paulo e Minas Gerais, em 1720, por decisão do Conselho Ultramarino e determinação do Alvará Régio de D. João V, rei de Portugal, marcou o início da existência administrativa do território mineiro.

A separação foi impulsionada, principalmente, pela Revolta de Vila Rica, em 1720. Com a exploração do ouro, no século XVIII, Minas se tornou a região mais rica de todo o império português, de onde a Coroa obtinha seus maiores lucros.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Oi, como posso te ajudar?