O deputado Miguel Ângelo participou, na quarta-feira (22/5), de uma reunião de trabalho no Ministério da Saúde, acompanhando a prefeita de Guanhães, Dorinha, o vice-prefeito, Célio, e o diretor do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Dezinho Ventura. Foi discutida a destinação a Guanhães de mais recursos para a Saúde, voltados para o atendimento hospitalar e ambulatorial de média e alta complexidade e também para o programa “Mais Acesso a Especialistas”.
O deputado e os gestores da prefeitura conversaram com os diretores da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) do Ministério da Saúde, André Bonifácio e Carlos Amílcar, e a assessora técnica Caroline Rocha. Também participaram da reunião no Ministério a secretária de Governo de Guanhães, Sandra, o secretário de Planejamento e Fazenda, Edésio, e o controlador interno da prefeitura, Florentine.
Mais acesso a especialistas da Saúde
O Programa Mais Acesso a Especialistas – PMAE, também chamado de Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada. é uma estratégia da Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde (PNAES) e tem como objetivo ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada em Saúde. O ponto de partida é a necessidade de tornar o acesso do paciente aos exames especializados e às consultas o mais rápido possível e com menos burocracia, a partir do encaminhamento realizado pela Equipe de Saúde da Família.
A ideia é de que, quando o paciente precisar de mais de uma consulta ou exame para resolver o seu problema, não seja colocado em várias filas.
Com informações do site do Ministério da Saúde.
CREA-MG
Outra atividade importante do deputado Miguel Ângelo foi a reunião da qual participou na segunda-feira (20/5), com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MG), Marcos Gervásio. Também estavam presentes o ex-presidente do órgão, Lúcio Borges, o assessor da presidência, Marcelo, o deputado estadual Marquinho Lemos e o jornalista Adriano Ventura, pré-candidato a vereador de BH, além do assessor do Mandato, Marivaldo.
Na ocasião, Miguel ressaltou a importância do trabalho realizado pelo órgão: “Ao atuar para que as atividades de engenharia, agronomia e geociências em nosso estado sejam executadas por profissionais devidamente habilitados e preparados, o CREA exerce um papel fundamental para a proteção de nossa sociedade e o trabalho desenvolvido por esse órgão merece todo o nosso reconhecimento”.