Pesquisar
Filho da

NOTÍCIAS

Petistas celebram os 44 anos do PT, em sessão solene e jantar que reuniu 1.300 convidados

Facebook
Twitter
WhatsApp
Comemoração dos 44 anos do PT reuniu 1.300 convidados.
Jantar comemorativo foi realizado em Brasília, no dia 20/3. | Foto: Gabriel Paiva

Com as presenças do presidente Lula e da primeira-dama Janja da Silva, foram celebrados os 44 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores. A festa reuniu em Brasília, na noite de quarta-feira (20/3), dirigentes nacionais e estaduais, militantes, integrantes do governo, parlamentares, embaixadores e lideranças.

O deputado Miguel Ângelo estava entre os participantes e destacou a importância do Partido dos Trabalhadores na história do país, em especial devido à grande contribuição para a inversão de prioridades no país. “Não há como negar o papel do PT para grandes transformações que ocorreram no Brasil, sobretudo com a implantação de políticas públicas voltadas à valorização dos trabalhadores e trabalhadoras e à melhoria de vida da população mais pobre. Temos muito a celebrar. Vida longa ao PT”, afirmou o parlamentar, que em fevereiro publicou artigo sobre a trajetória do partido.

O deputado Miguel Ângelo participou do jantar comemorativo. Na foto, estão com ele o deputado Dimas Gadelha (PT/RJ), o secretário de Relações Internacionais do PT Nacional, Romênio Pereira, e os embaixadores da Venezuela, do Reino Unido, da Bielorússia e da Arábia Saudita.

“A democracia precisa de partidos fortes”

O presidente Lula foi a grande “estrela” da noite e soprou as velas do bolo dos 44 anos do PT, ao som do “Parabéns pra você”, puxado por Janja. “Sou profundamente grato a todos vocês. E vou dizer uma coisa para vocês: se eu pudesse nascer outra vez, se eu pudesse voltar a ser criança, a ser adolescente, a ser adulto, o que eu iria fazer com mais orgulho na minha vida seria criar o Partido dos Trabalhadores. Parabéns ao PT, parabéns a vocês”, disse, emocionado.

O presidente também alertou para a necessidade de partidos e instituições fortes, como salvaguarda da democracia: “A democracia precisa de partidos fortes, a democracia precisa de homens e mulheres fortes, pessoas que sejam saudáveis do ponto de vista ideológico, a democracia precisa de instituições fortes, de carreiras de Estado fortes para que o Estado possa funcionar atendendo aos interesses do povo, independentemente de quem está na Presidência da República”, afirmou.

O jantar comemorativo teve público de 1.300 convidados e convidadas, que compraram convites para participar. Os recursos arrecadados serão destinados a atividades de mobilização a serem promovidas pelo partido este ano.

Câmara também celebrou os 44 anos do PT

As comemorações em Brasília começaram antes mesmo do jantar festivo. Na quarta-feira à tarde, foi realizada na Câmara dos Deputados uma Sessão Solene para marcar os 44 anos do PT. Com o plenário lotado, centenas de militantes, parlamentares e lideranças participaram da homenagem, requerida pela liderança da bancada petista na Casa.

Sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem ao PT. | Foto: Gabriel Bezerra/ PT na Câmara

Durante a sessão, os pronunciamentos lembraram a trajetória de luta nos 44 anos PT, apontado como o maior partido de esquerda da América Latina e um dos maiores no mundo. Também ressaltaram os compromissos históricos do Partido, principalmente com a democracia, a soberania do Brasil e os interesses da classe trabalhadora.

Foram destacadas as contribuições do PT para a melhoria de vida dos brasileiros e brasileiras, na luta contra a ditadura e pela redemocratização, na defesa dos direitos do povo na Constituinte e na conquista de direitos sociais.

Também foi ressaltada a importância do Partido para o resgate e a consolidação da democracia, após o impeachment que injustificadamente retirou Dilma Rousseff da presidência, a perseguição a Lula e ao PT, bem como a tentativa de golpe da extrema direita, em 8 de janeiro,

Tímida reação

Durante a homenagem, deputados bolsonaristas tentaram tumultuar a sessão, levantando no Plenário uma faixa com críticas ao PT. A deputada Maria do Rosário (PT-RS), que presidia a sessão, repudiou o gesto desrespeitoso e deu continuidade à sessão.

Com informações da Redação do PT Nacional.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Oi, como posso te ajudar?