O Mandato Miguel Ângelo está participando da 4ª Conferência Nacional de Juventude, que acontece desde quinta-feira (14/12) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Além de lideranças do Mandato de diversas regiões do Estado, também está na conferência, representando o deputado, o assessor Fábio Leite (foto), que é secretário-adjunto de Juventude do PT de Minas.
A bandeira da juventude é uma das principais linhas da atuação do deputado Miguel Ângelo, que iniciou sua militância partidária aos 16 anos e foi dirigente da juventude no PT de Minas e no PT Nacional.
A Conferência Nacional de Juventude tem como objetivo de “dar mais voz, espaço e integração para a juventude brasileira, através do diálogo e da participação social”, de acordo com o site do Governo Federal. Cerca de 1.300 delegados e delegadas de todo o País foram credenciados para participar.
As atividades vão até domingo (17/12) e durante os quatro dias, serão discutidas as políticas públicas prioritárias para a população jovem, entre 15 e 29 anos. Desde 2015, a Conferência Nacional de Juventde não era realizada e o evento demarca o retorno da interlocução do governo federal com essa parcela população.
Organizada pela Secretaria Nacional de Juventude e pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), a 4ª Conferência tem como tema “Reconstruir no Presente, construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”. Ela foi precedida de uma fase preparatória, com etapas municipais, regionais e estaduais, em eventos presenciais e digitais que envolveram mais de 250 mil jovens. Nessa etapa final, devem ser avaliadas cerca de 1.100 propostas elaboradas durante todo o processo.
Lula anuncia revolução na educação, durante a Conferência Nacional de Juventude
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônia de abertura da 4ª Conferência Nacional de Juventude, na quinta-feira (14), e anunciou medidas voltadas ao atendimento da população jovem. Entre elas, a de que até 2026, o país contará com 100 novos institutos federais.
Em seu discurso, Lula se referiu aos jovens como “parceiros” na construção de políticas públicas importantes, a exemplo do que chamou de “revolução na educação”. O presidente também prometeu mais investimentos em formação profissional para a juventude.
Ele conclamou a juventude a se preocupar em buscar o atendimento não apenas de suas reivindicações específicas, mas de demandas de toda a sociedade. “A luta de vocês não pode ser apenas uma luta de conquista por objetivos e interesses momentâneos. É preciso que a gente tenha aprendido a lição da importância da democracia neste país e o que aconteceu há apenas seis anos, que a gente perdeu o direito de exercer a democracia nesse país”, disse o presidente.
Lula ressaltou a importância da juventude para que não haja mais retrocessos. “Vocês perceberam que não só eles destruíram tudo que a gente tinha feito, como eles conseguiram evitar que o movimento social se organizasse, que os professores reagissem, que os cientistas reagissem e eles foram acabando coisa por coisa que nós tínhamos feito”, alertou o presidente, apontando o grande potencial dos jovens para a construção de uma sociedade mais politizada, justa e solidária.
Novas conquistas
Durante o evento, Lula assinou decreto que amplia o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), que atualmente é composto por 30 conselheiros, sendo 10 representantes do poder público e 20 representantes da sociedade civil. Com a ampliação, as representações passarão a ser de 20 e 40, respectivamente.
Também foi assinado Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria-Geral da Presidência, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, o Ministério da Cultura, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério da Ciência e Tecnologia, para a construção de centros de referência para a juventude. Pelo acordo, estão previstos mais de 100 Pontos da Juventude dentro da estrutura dos CEUs da Cultura, 60 Pontos da Juventude nas estruturas dos 60 Centros Comunitários pela Vida (Convives) e implantação de Laboratórios de Iniciação Científica nos Pontos da Juventude.
Outro ato firmado durante o evento foi um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria-Geral da Presidência da República e o Sebrae para promoção de pesquisas e projetos de apoio ao empreendedorismo entre jovens. Além disso, foi assinada portaria do novo projeto Estação Juventude, voltado ao desenvolvimento de centros de referência, casas de juventude e outros equipamentos para a população jovem.
Com informações do site do PT Nacional.