Foi um sucesso o Encontro Regional de Fé e Política do Mucuri, que aconteceu no último sábado (21/10) na cidade de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, com a participação do Mandato do deputado federal Miguel Ângelo (PT). A atividade foi mais uma etapa da preparação para o 12º Encontro Nacional de Fé e Política, que acontecerá em Belo Horizonte, de 5 a 7 de abril de 2024 — Veja aqui mais informações.
Com o tema “Espiritualidade Libertadora: encantar a política, com arte, cultura e democracia” — o mesmo do Encontro Nacional —, o evento em Teófilo Otoni reuniu um público diversificado e engajado, que discutiu ações para a transformação da sociedade, tendo como fundamento o binômio fé e política.
O encontro contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre lideranças e militantes locais e regionais, tanto de Teófilo Otoni, como de várias outras cidades da região. Estavam representadas também as cidades de Pavão, Itambacuri, Novo Oriente de Minas, Umburatiba, Ouro Verde, Ladainha, Ataléia, Caraí, Fronteira dos Vales, Jampruca, Frei Gaspar, Teófilo Otoni, Poté, Águas Formosas, Franciscópolis, Bertópolis, Catuji, Belo Horizonte e Santa Helena de Minas.
Simbolismo e representatividade
O local do Encontro de Fé e Política do Mucuri foi simbólico: a Casa Emaús, casa de formação que abriga movimentos sociais e trabalhos de comunidade eclesial, fundada pelo padre Giovanni Lisa. O religioso italiano, que morreu em abril de 2022, foi um dos homenageados do encontro, em momento de grande emoção: “Pe. Giovanni vive na luta do povo”, dizia uma faixa afixada no local.
Conhecido por seu trabalho social, juntamente com jovens e lideranças comunitárias, o padre Giovanni teve forte atuação no apoio às lutas populares e de moradia em Teófilo Otoni. Em julho de 1984, ele fundou, entre outros projetos sociais, a entidade “Aprender a Produzir Juntos” (APJ), de acolhimento a jovens e crianças em vulnerabilidade social e de capacitação para o mercado de trabalho.
A coordenadora-geral da APJ, Joana Louback, salientou que o encontro reafirmava o compromisso com a formação permanente, com o trabalho de base e com a luta representada pelo legado do padre Giovanni. Segundo ela, “é importante relembrar e reviver, para ressignificar”. Também o ex-prefeito de Pavão, Leodônio Alves, que é descendente do povo indígena Maxakalí, enalteceu o trabalho do padre, afirmando que ele “vive na luta.”
Fé e Política do Mucuri foi organizado a muitas mãos
O Encontro de Fé e Política do Mucuri foi organizado pela APJ, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora dos Pobres e com apoio dos Mandatos do deputado federal Miguel Ângelo (PT) e dos deputados estaduais Marquinho Lemos (PT) e Dr. Jean (PT), além do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP).
Também estiveram presentes representantes de outras instituições, entidades e organizações regionais, a exemplo de paróquias, cooperativas e associações locais. Entre elas, a Comissão Fé e Política, as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e a entidade sem fins lucrativos Apoio à Mulher, à Criança e ao Adolescente (AMCA), de Teófilo Otoni.
O Mandato do deputado Miguel Ângelo tem contribuído para a realização de vários encontros regionais de Fé e Política no Estado, bem como na preparação do Encontro Nacional de Fé e Polítca.
Construir a paz é preciso
O conselheiro Durval Ângelo foi um dos assessores e, em sua exposição, abordou a importância da fé para o fortalecimento da luta por uma sociedade mais justa e fraterna. Diante do número expressivo de jovens entre os participantes, Durval se referiu às guerras e conflitos atuais para destacar a urgência de se construir a paz, garantindo-se o futuro das atuais e das próximas gerações . “Construir a paz é realizar o projeto de Cristo para o mundo”, afirmou
O assessor do CEFEP Edmar Rosa — chefe de gabinete do deputado Marquinho Lemos —, abordou a importância das bases na formação de leigos e leigas. Já a presidente do PT de Pavão, Maria da Lapa Fonseca, enfatizou a importância da formação e do aprendizado, a fim de que cada um seja multiplicador do projeto do Reino de Deus.