Os mandatos do deputado federal Miguel Ângelo (PT) e do deputado estadual Marquinho Lemos (PT) estão empenhados na organização do 26º Encontro de Políticos Cristãos, que será realizado de 1º a 3 de dezembro na Casa do MOBON — Movimento da Boa Nova —, na cidade de Dom Cavati, no Vale do Aço.
Este ano, o Encontro de Políticos Cristãos possui o diferencial de ter dois mandatos parlamentares em sua execução, o que, com certeza, fará com que seja um evento ainda mais rico, na avaliação dos organizadores. O tema da 26ª edição será “Espiritualidade, participação e cidadania: caminhos para encantar a política e fortalecer a democracia”.
A carta-convite do evento é assinada pelos deputados Miguel Ângelo e Marquinho Lemos e pelo conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG) Durval Ângelo. Ela define bem a tônica do Encontro:
O texto da carta traz, ainda, como motivação, as palavras do papa Francisco: “A política, tão aviltada, é uma sublime vocação, é uma das formas mais preciosas da caridade, porque busca o bem comum. […] Rezo ao Senhor para que nos conceda mais políticos, que tenham verdadeiramente a peito a sociedade, o povo, a vida dos pobres.” (Exortação Evangelii Gaudium – n. 205).
A expectativa é de que centenas de lideranças ligadas aos mandatos dos dois deputados participem do Encontro.
Políticos cristãos: momento de reflexão e avaliação
Realizado anualmente, o Encontro de Políticos Cristãos reúne lideranças convidadas — políticas, religiosas, sociais, sindicais e comunitárias — de diversas cidades mineiras e de outros Estados, que caminham com o grupo da Tribo e com os mandatos dos deputados Miguel Ângelo e Marquinho Lemos.
“Nosso objetivo é, em linhas gerais, celebrar e avaliar a caminhada, para que possamos fortalecer o nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e fraterna, conforme nos ensinou Jesus. O ‘Políticos Cristãos’ é um momento de convivência, de reflexão e de partilha de experiências e lutas”, afirma o deputado Miguel Ângelo.
O Encontro conta com exposições de assessores de diferentes áreas, que motivam a reflexão sobre a conjuntura política, social e econômica, bem como sobre a espiritualidade na caminhada. Também são realizadas plenárias, oficinas e debates, com o propósito de apontar diretrizes para os mandatos parlamentares.
Na 25ª edição, realizada em abril de 2022, foram cerca de 300 participantes de mais de 60 cidades, segundo o site do deputado Marquinho Lemos. Na ocasião, o parlamentar ressaltou a importância da eleição para a democracia brasileira. “A volta do Partido dos Trabalhadores ao Governo Federal é muito mais que uma volta ao poder, é a retomada do projeto de um país inclusivo, que tem olhos para todos e todas e onde os mais pobres estão no centro das decisões”, afirmou Marquinho Lemos.
Em caso de dúvidas sobre o 26º Encontro de Políitcos Cristãos, entre em contato neste link.